Canal no Youtube desmonetizado: entenda porque isso acontece e saiba como reverter

O cenário tecnológico propiciou a muita gente a possibilidade de ganhar dinheiro por meio das redes sociais e das plataformas de vídeos na internet. Nesse sentido, o Youtube é uma excelente ferramenta para quem deseja ser produtor ou produtora de conteúdo pois é possível, com a monetização dos vídeos, receber um pagamento, muitas vezes significativo, por eles.


No entanto, o Youtube tem a sua política de monetização de vídeos e, caso elas sejam desrespeitadas, causará consequências negativas para o usuário. Pensando nisso, criamos este artigo que explicará a você como funciona a desmonetização de canal do Youtube e o que fazer para reverter essa situação. Veja a seguir!

Como ocorre a desmonetização de Canais no Youtube?

Na maioria das vezes a desmonetização de um canal no Youtube acontece a partir da observação de um revisor da plataforma que conclui que o conteúdo publicado não é adequado para o público que consome o anunciante.

Ou seja, são vídeos em que as marcas parceiras da plataforma não desejariam se ver vinculadas. As razões para isso podem ser inúmeras. Veja algumas delas a seguir:

  • Conteúdo ofensivo, indelicado ou prejudicial: assédio, cyber bullying e discurso de ódio;
  • Classificação indicativa errada: os produtores de conteúdo são obrigados a classificarem os vídeos (conforme a Lei de Proteção à Privacidade Online para Crianças). Caso o façam de modo errado, a monetização fica restrita, ou comprometida;
  • Palavrões: o excesso de palavas ofensivas, insultos ou qualquer expressão inadequada violam as políticas e diretrizes do YouTube.

Como o algoritmo do YouTube afeta a desmonetização?

A desmonetização de um canal no Youtube acontece de modo gradual. Isso porque a plataforma se vale de uma mistura de learn machine e revisores humanos para definir quando o conteúdo vai de encontro às suas diretrizes.

Assim, caso um dos vídeos de determinado usuário acione o algoritmo ou receba alguma notificação (denúncia) de algum espectador, ocorre o processo para a desmonetização, que compreende as seguintes etapas:

  • Remoção e notificação de conteúdo: primeiro a plataforma retira o vídeo do ar, em seguida, notifica o autor. Nessa etapa, ainda não há penalidades, caso seja a primeira falta do usuário.
  • Primeiro aviso: quando ocorre o primeiro aviso (strike), o YouTube informa sobre as diretrizes da comunidade para o canal. Essa etapa inclui algumas medidas, como restrições temporárias, proibição de envio de vídeos, desmonetização, entre outros.
  • Dois e três avisos: após 90 dias da sua emissão, os avisos são expirados. No entanto, caso o seu canal receba 3 strikes dentro desse prazo, o YouTube encerrará o canal de modo permanente.

Como reverter essa situação?

Caso você acredite que não infringiu nenhuma regra determinada pelo Youtube, pode solicitar uma revisão manual da plataforma. Essa analise é realizada por um profissional especialista, que avaliará se houve mesmo a infração. É importante mencionar que, além do conteúdo do vídeo, são também analisados a thumb, o título, a descrição e as tags.

Para quem consegue produzir com antecedência, uma boa dica é enviar um vídeo 24 h antes da sua publicação e, nesse período, acompanhar a monetização e, se necessário, solicitar uma análise manual.

O Youtube é uma ótima plataforma de criação de conteúdos, que oferece às pessoas a chance de ter um crescimento financeiro. No entanto, é preciso que o usuário fique sempre atento às políticas de monetização, para evitar os temidos strikes, que faz com que o seu canal seja desmonetizado ou excluído permanentemente.

Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e saiba qual o valor de um canal no Youtube!

Deixe um comentário

Como posso ajudar?